gallery/natal

Conclusões do I Congresso Nacional de Estratégias Locais para a Promoção do Bem-Estar Animal

 


 

gallery/capa conclusões

Divulga-se o documento com as  Conclusões do I Congresso Nacional de Estratégias Locais para a Promoção do Bem-Estar Animal levado a cabo pela Câmara Municipal de Sintra e o ONDAID-Observatório Nacional para a Defesa dos Animais e Interesses Difusos, que teve lugar em Sintra nos passados dias 16 e 17 de janeiro de 2019.

Os organizadores agradecem mais uma vez a presença de todos os Oradores, Moderadores e Congressistas.

 

 

 

A Arquitectura, como disciplina, intervém e interage com o território, enquadra-se nele e se possível valoriza-o. Como arquitectos, estas são premissas que Susana Mendes de Andrade e Eduardo Franco Rodrigues, Arquitectos têm à partida para qualquer projecto, procurando sempre soluções harmoniosas.

Assim, entendemos esta parceria como uma mais-valia para a missão do Ondaid mas também como acto efectivo na implementação dos nossos princípios éticos e humanos.

Com a publicação da Lei nº 27/2016 de 23 de Agosto, que regula os Centros de Recolha Obrigatória – CROs – impondo a sua obrigatoriedade em todo o território, a Arquitectura assumiu um papel importante não só na adaptação da legislação aos centros existentes como também na implementação de novas estruturas criadas de raiz. Não se pretendem meros espaços recolectores mas locais dotados de conforto para o animal e para os profissionais.

Pretendemos que esta parceria contribua para a consciencialização de que a atenção a estas temáticas é urgente.

Não estamos sós e o equilíbrio do nosso planeta depende de uma cada vez maior valorização destes princípios. 

 

 

 

ONDAID lança campanha de adoção consciente no Natal

 

Face ao aumento do número de adoções de animais de companhia na época natalícia que se avizinha, o Observatório Nacional para a Defesa dos Animais e Interesses Difusos (ONDAID) lança uma campanha de sensibilização para que esta ação seja feita de forma consciente.

 

É também nesta altura que se verifica o aumento do número do abandono dos animais, à semelhança do cenário preocupante que se vive nas férias do verão. Em comunicado, o ONDAID refere que as adoções não conscientes no Natal ” acabam por ter repercussões  nos meses subsequentes, em especial em janeiro e fevereiro, com a devolução dos animais nos abrigos onde foram recolhidos ou com o seu abandono nas ruas e, tratando-se de gatos,  em colónias de gatos silvestres”.

 

Posto isto, e de forma a contrariar esta realidade, a organização lançou uma campanha de sensibilização para a adoção consciente de animais de companhia no Natal, focando alguns aspetos que devem ser tidos em consideração antes de se adotar um animal e relembrando a importância de ser uma decisão tomada por toda a família.

 

“Pretende-se assim alertar para o facto de um animal de estimação jamais dever ser considerado um presente”, mas sim como um novo membro da família.

 

 

 

 

 

gallery/animals-617305_640

Protocolo de parceria e colaboração celebrado com Susana Mendes de Andrade e Eduardo Franco Rodrigues, Arquitectos

gallery/efomv

Recursos disponíveis para sócios: actividades ONDAID

 


 

gallery/pl

Encontra-se disponível para os sócios do ONDAID a pronúncia escrita redigida por Sónia Henriques Cristóvão e Sandra Horta e Silva sobre os Projectos-Lei do PAN, solicitada pela Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades (Assembleia da República).

 

Igualmente poderão aceder à apresentação (pptx) efectuada pelo ONDAID no 9º EFOMV sob a temática Impacto do Direito Animal na Sociedade